top of page
Blog: Blog2

Sim, é permitido estar triste!!

  • Foto do escritor: Olga de Gouveia
    Olga de Gouveia
  • 8 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Hoje escrevo sobre a tristeza e não porque esteja deprimida, falo porque infelizmente poder dizer que estamos tristes parece um tabú e isso deve-se à ditadura da felicidade que a sociedade impõe.

A tristeza é um sentimento que faz parte da vida.

Em algum momento, nós nos deparamos com ela, seja pelo motivo que for.

Podemos estar tristes por luto, por uma doença, por saudades, por ouvir uma história menos boa, por estarmos isolados neste momento e podemos também estar tristes porque sim.

Muitos casos de depressão são justificados por ausência do tempo de sofrimento, ou seja, pessoas que lutam para serem felizes o tempo todo e não dão um tempo de “luto” para o corpo.

Isso acontece por conta do preconceito no sentimento da tristeza.

Valorizar o momento de tristeza é essencial para que os momentos felizes sejam bem aproveitados, além disso, evita que uma depressão se instale por motivos de frustração.

A vida é feita de momentos felizes e tristes, tentar evitar um dos dois sentimentos não é natural.

Não existe uma vida feliz e plena, os momentos oscilam entre felicidade e tristeza.

É possível viver muito bem com a tristeza, desde que ela seja momentânea, afinal, momentos maus sempre vão existir, mas os bons vão compensá-los.

Por mais difícil que possa parecer, um sentimento mau, às vezes, pode marcar o início de uma caminhada repleta de coisas boas.

Temos que deixar a tristeza entrar e o grande segredo é aprender a lidar com isso.

O importante é não deixar que essa sensação tome conta de nós e se transforme em uma constante, como é óbvio.

Mas se podemos dizer estou feliz, porque não podemos dizer o mesmo quando estamos tristes?

A tristeza é um sentimento que precisa ser sentido tal como todos os outros. Podemos estar tristes por tantas coisas momentâneas.

A tristeza é um sentimento como outro qualquer. Não temos como fugir. Ela entra nas nossas vidas sem ser convidada, mas cabe-nos determinar que ela seja expulsa, cabe-nos a nós definir se a tristeza vai ser passageira ou algo paralisante, que nos vai impedir de seguir em frente.

Mas podemos estar tristes, podemos e devemos viver a tristeza. Guardar a tristeza no bolso e só mostrar a felicidade faz de nós hipócritas da nossa própria vida.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A Decisão

Volto aqui para desabafar convosco um tema que me persegue desde muito cedo e que carrego como se fosse uma cruz. O suícidio, sim, um...

 
 
 

תגובות


©2019 by Olga de Gouveia. Proudly created with Wix.com

bottom of page