Não, não seremos pessoas melhores!!
- Olga de Gouveia
- 5 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Talvez o título seja um pouco agressivo mas eu sei, aliás, sabemos todos que as pessoas continuarão exactamente tal como eram antes disto tudo acontecer.
Sim, é claro que seremos melhores naquilo que fazemos, pensaremos melhor, lidaremos melhor com o caos, com a dor, com a ausência, teremos uma melhor aceitação às coisas más que acontecem, seremos melhores na solitude, seremos melhores lidar com a tristeza, teremos melhores objectivos de vida, veremos os outros de uma forma melhor, mas seremos iguais.
O que também será melhor é o conhecimento, o trabalho de quem está a lidar com este inimigo invisível na linha da frente e os que nos informam serão melhores na capacidade de gestão de informação.
As pessoas sairão disto numa versão melhorada do que já são, mas não melhores pessoas. Sei que pode parecer confuso o que digo mas se pararem para pensar um pouco talvez faça sentido.
Agora vejamos,
Já repararam que o que está também a acontecer é o aparecimento de mais raiva, mais crítica ao próximo? O que não falta são "governantes" de bancada, "jornalistas" do facebook que alimentam a raiva alheia com críticas na ponta da língua?
Já pararam para pensar nas pessoas que "odeiam" quem contraiu o vírus? pessoas que pediram a profissionais de saúde saíssem de onde estavam a dormir? Pessoas que só pensam em si e compram tudo mesmo sem necessidade só para terem em casa?
É claro que não podemos generalizar, como é óbvio!
Por exemplo, existem os solidários que saem à rua para ajudar os que mais precisam, a darem o pouco que têm aos próximo, mas no caos há sempre o bem. Há sempre o que tem amor ao próximo, mas isso haverá sempre ,as pessoas que já eram solidárias estão sendo iguais a si próprias.
Estaremos a reflectir? Estaremos a dar valor à oportunidade que a vida nos está a dar para olharmos para dentro de nós? Para dentro da nossa casa? para quem está connosco?
Talvez Não!
Sim, depois disto acbar, daremos mais valor a coisas que antes passavam para amanhã, faremos questão de estar com quem agora não podemos, faremos as coisas com mais intensidade mas talvez seja só no inicio do fim disto tudo que se vive agora porque depois, tudo voltará à normalidade.
"Seremos melhores pessoas quando não julgarmos os outros tomando por base nosso modo de ser; com essa consciência, não nos irritaremos pelo fato de eles não serem como nós ou como gostaríamos que fossem."-Flávio Gikovate
Comments